A páscoa está chegando.Ganhamos muitos ovos de páscoa e caixas de bombons,mas aí bate aquela dúvida: O chocolate é amigo ou inimigo?Agora saiba as principais vantagens e desvantagens desse alimento e tire suas dúvidas.
Vantagens: Porque devo consumir?
1- Contém Minerais como ferro, potássio, cobre, manganês e magnésio.
2- eleva o nível da serotonina, substância que promove a sensação de bem-estar e calma no organismo.
3- Pode trazer benefícios ao organismo pois quantidades significativas das substâncias boas são encontradas apenas nos chocolates tipo amargo, com mais de 70% de cacau.
4-Alguns estudos, não conclusivos, dizem que os antioxidantes presentes no chocolate amargo combatem os radicais livres, retardando, assim, o envelhecimento.
5-Ajudam a diminuir os níveis de LDL (o mau colesterol) no sangue.
6-
Ele contém vitaminas --A, B, C, D e E-- e sais minerais, como o ferro e o fósforo.
7- Contém substâncias como os flavonóides que estão presentes no cacau e que ajudam a combater a oxidação da circulação sanguínea, melhorando assim a saúde das artérias e do coração.
Desvantagens: Porque não devo consumir?
1- É rico em gorduras, mesmo ingerido em quantidades moderadas, representa excesso calórico e obrigatoriamente aumento de peso;
2-Contêm gordura saturada que aumenta o colesterol do sangue;
3-Não apresenta quantidade significativa de vitaminas e minerais;
4-Tira o apetite para o consumo de alimentos mais saudáveis;
5-O consumo excessivo pode causar distúrbios gástricos e intestinais, como diarreia ou prisão de ventre, conforme a sensibilidade de cada pessoa;
Dúvidas:
1- Qual tipo de chocolate devo comprar?
Em primeiro lugar, o ideal é dar preferência para o chocolate amargo, depois para o chocolate ao leite e, por último, optar pelo branco. A explicação é bastante simples, porém importante. “É a composição do amargo que é melhor, não tem a ver com caloria”, explica.
A diferença é que ele é feito com um porcentual de cacau bem maior e, com isso, possui propriedades antioxidantes que trazem benefícios ao coração e à pressão arterial por não conter leite. O cacau possui flavonóides, uma substância encontrada no vinho tinto e que é considerada um protetor cardíaco.
2- Os chocolates diet e light têm menos calorias?
os chocolates dietéticos não possuem necessariamente menos calorias. Eles contêm menos açúcar e em determinadas fórmulas podem, inclusive, ter ainda mais calorias que a versão comum. É preciso entender bem as diferenças para não cometer um engano na compra ou até mesmo comprometer a saúde.
3- Os chocolates com mais cacau são os melhores?O conceito é relativo, já que depende do gosto pessoal. Mas, quanto maior a quantidade de cacau, menor a de outros ingredientes que mascaram o seu sabor. Para um chocolate derreter facilmente na boca, a quantidade de manteiga de cacau é determinante.
4- Quanto devo consumir por dia?
A Organização Mundial de Saúde não recomenda o consumo de nenhum tipo de doce. Para quem não resiste, o importante é não ultrapassar o limite diário de até 50 gramas, em função dos altos teores de açúcar e gordura.
5- chocolate pode causar dependência?Sim.Ele contém três substâncias que podem provocá-la: a teobromina, a cafeína e a feniletiamina. Para ser caracterizada como dependente, a pessoa precisa consumir chocolate para se sentir bem ou ter sintomas depressivos quando fica muito tempo sem comê-lo. Geralmente, o problema afeta os indivíduos angustiados e os ansiosos.
6- Quem não deve comer chocolate de jeito nenhum?Pessoas sensíveis podem ter enxaqueca provocada por alergias ou devido à ação de substâncias vasodilatadoras presentes no chocolate, além de irritações na pele, no estômago e na mucosa intestinal.
7- Qual o é o efeito dele na pele? Dá espinha? Nenhum estudo científico comprova a relação entre o consumo de chocolate e o surgimento de espinhas. Alguns dermatologistas, no entanto, afirmam que pacientes com propensão à acne relatam piora após a ingestão exagerada de chocolate.