Todos nós sabemos que os animais de estimação trazem muita alegria para seus donos. Mas que esses mesmo bichos podem contribuir para nosso bem-estar psicológico e ajudar na prevenção e no auxílio ao tratamento de algumas doenças, pode ser uma novidade.
Confira algumas dessas novidades comprovadas por estudos recentes:
1-Há melhora da imunidade de crianças e adultos, a redução dos níveis de estresse e da incidência de doenças como dor de cabeça ou resfriado.
2-Há vários benefícios aos bebês que convivem com cães, já que certas proteínas que desempenham um importante papel na regulação do sistema imunológico e das alergias aumentam significativamente em crianças de um ano de idade quando expostos precocemente a um cão, conferindo um importante papel destes animais na saúde humana.
3-Acariciar um cão pode elevar os níveis de imunoglobulina A, um anticorpo presente nas mucosas que evita a proliferação viral ou bacteriana, sendo importante na prevenção de várias patologias. Este resultado se deve, possivelmente, ao relaxamento que o contato com o animal proporciona.
4-O estudo avaliou as taxas de sobrevivência, no ano posterior a um infarto agudo do miocárdio, em donos de cães, gatos, outros animais de estimação e em pessoas que não possuíam bichos. Segundo os estudiosos, depois de determinado período, foi possível perceber que a posse de um cão contribuiu significativamente para a sobrevivência dos pacientes, pelo menos no ano seguinte ao incidente.
5-Os estudos apontam também benefícios no controle de hipertensão arterial. Profissionais que viviam em condições de estresse e faziam controle do problema com medicação foram divididos em dois grupos, os que possuíam um cão ou gato e os que não possuíam animais. A pesquisadora Maria Mascarenhas Brandão afirma que, seis meses depois do início do monitoramento, um dos trabalhos constatou que as taxas de pressão diminuíram para ambos os grupos. Entretanto, nas situações geradoras de estresse a resposta foi melhor para os donos de cães. “Além disso, este grupo aumentou significativamente suas taxas de acertos em contas matemáticas, em relação àqueles que não possuíam os animais”, acrescenta. Esta situação mostrou a diminuição dos níveis de estresse, obtidos no contato com os pets.
6-Em resumo, um animal serve como importante fonte de apoio social, proporcionando muitos benefícios positivos psicológico e físico para os seus proprietários", dizem os pesquisadores.
Gostaram?Até o próximo post e divirtam-se com seus pets.
Nenhum comentário:
Postar um comentário